(021) 3208-1227 | 3208-7026 | 98111-5484      contato@otomedrio.com.br    |   

Exames

Exames

Polissonografia Respiratória Domiciliar 

O exame de polissonografia respiratória é realizado para avaliação da respiração durante o sono. Serve para diagnosticar doenças como apneia obstrutiva do sono ou presença de roncos durante o sono. Nós temos 2 tipos de equipamentos: o Stardust e o Biologix

O Stardust é um aparelho portátil e é montado pelo próprio paciente em seu domicílio, o paciente dorme com o equipamento, ao iniciar o exame os dados são transmitidos para o próprio aparelho, o aparelho deve ser desligado para finalizar o exame e na manhã seguinte após retirar o equipamento e entregar clínica para a análise dos gráficos. O Biologix ou poligrafia tipo IV é um aparelho bem simplificado, é necessário baixar um aplicativo no telefone celular. Na hora de dormir o paciente coloca o aparelho no dedo e inicia o exame, os dados são enviados para o aplicativo e em seguida para a Otomed e ao despertar o paciente deve finalizar o exame no aplicativo. Não há fios nesse aparelho. O paciente deve buscar o aparelho na Clínica e devolver no dia seguinte e também podemos levar e buscar o aparelho (serviço sob consulta). Para saber qual o tipo de aparelho serve para fazer o diagnóstico no podemos fazer uma consulta para as orientações e agendar o tipo de aparelho adequado para o paciente.

Processamento Auditivo Central (PAC)

É indicado para crianças a partir de 7 anos e adultos que apresentam dificuldade de entender, desatenção, falta de memória, inquietação e dificuldade para realizar tarefas sequencias ou para concentrar, compreender, ler ou escrever que interferem na aprendizagem escolar ou atividades profissionais e diárias. È realizado com o paciente usando fones de ouvido em cabines acústicas e realizando tarefas específicas. Tem duração de 40 minutos.

Vectoeletronistagmografia

É um exame que tem a finalidade de avaliar o sistema vestibular (labirinto) que é responsável pelo equilíbrio corporal. O paciente acompanha estímulos luminosos e recebe um leve jato de ar no canal auditivo. O examinador analisa os registros através de eletrodos que são colocados ao lado dos olhos e na testa. Assim, é definida a presença ou não de doenças do labirinto. Requer um preparo de 48 horas antes do exame. É recomendado fazer o exame acompanhado. Tem duração de 30 minutos.

Imitanciometria

É um exame realizado para avaliação da integridade da membrana timpânica, estruturas das orelhas externa e média e reflexo do músculo estapédio. É realizado através da colocação de uma pequena sonda na entrada do canal auditivo. Pode ser realizado em adultos e crianças, tem rápida duração.

Audiometria

Exame realizado para avaliação da capacidade auditiva do indivíduo através dos estímulos acústicos. É realizado dentro de uma cabine acústica, tem a duração de 30 minutos e pode ser realizado em adultos e crianças.

Videoendoscopia da Deglutição

É indicado para pacientes com dificuldade em engolir e engasgos frequentes. Consiste em um exame para avaliar a deglutição das diferentes consistências de alimentos. É realizado com o endoscópio flexível, introduzido pela fossa nasal e posicionado na garganta. Durante o exame, são ofertados ao paciente diversas consistências de alimentos (líquido, líquido engrossado, pastoso e sólido) permitindo a visualização de todo processo de deglutição. Pode ser realizado em adultos e crianças. Tem duração de aproximadamente 15 minutos e o resultado é entregue na hora. Podemos gravar o exame em DVD, caso seja solicitado.

Vídeo Otoscopia

O exame é realizado para examinar os ouvidos com endoscópio rígido que permite a visualização do conduto auditivo externo, tímpano e ossículos do ouvido. Não é necessário nenhum tipo de anestesia. Pode ser realizado em adultos e crianças. Tem duração de aproximadamente 5 minutos e o resultado é entregue na hora. Podemos gravar o exame em DVD, caso seja solicitado.

Fibronasolaringoscopia Flexível com Estroboscopia

Semelhante a Fibronasolaringoscopia flexível, porém utiliza-se uma luz estroboscópica, que permite a visualização mais detalhada das cordas vocais. Sua principal indicação é fazer o diagnóstico de lesões de cordas vocais que não foram vistas na Vídeolaringoscopia comum.

Fibronasolaringoscopia Flexível

É um realizado com um endoscópio fino e flexível, introduzido pela fossa nasal, passando pela garganta e chegando as pregas vocais, permitindo a visualização de toda via aérea superior. O exame é feito sob anestesia local com spray de anestésico no nariz e na garganta. Tem duração de aproximadamente 5 minutos e o resultado é entregue na hora. Podemos gravar o exame em DVD, caso seja solicitado.

Videolaringoestroboscopia

Semelhante à Videolaringoscopia, porém utiliza-se uma luz estroboscópica, que permite a visualização mais detalhada das cordas vocais. Sua principal indicação é fazer o diagnóstico de lesões de cordas vocais que não foram vistas na Videolaringoscopia comum.

Videoendoscopia Nasal Rígida e Flexível

É um exame realizado pela fácil introdução de delicado endoscópio nas fossas nasais de adultos o e crianças, é indicado para diagnóstico de doenças da cavidade nasal, rinites, desvios de septo e sinusites. Pode ser usado anestesia local com spray nasal. Tem duração de aproximadamente 5 minutos e o resultado é entregue na hora. Podemos gravar o exame em DVD, caso seja solicitado.

Videolaringoscopia

Exame realizado pela boca para visualizar a cavidade oral, garganta e laringe (cordas vocais) e é indicado para investigar as doenças dessas regiões. O exame é feito sob anestesia local, spray de anestésico na garganta. Tem duração de aproximadamente 5 minutos e o resultado é entregue na hora. Podemos gravar o exame em DVD, caso seja solicitado.

 

Agende sua consulta!