O que é perda auditiva? Conheça os tipos e tratamentos
A perda auditiva é a insuficiência sensorial mais comum e que, na maioria das vezes, está associada ao avançar da idade, por conta do envelhecimento natural do organismo.
A perda auditiva é classificada em quatro tipos:
Condutiva: está relacionada a um problema na condução do som pelos ouvidos e que ocorre pelo excesso de cera e por uma eventual deformidade nas orelhas, por exemplo. É o tipo de déficit auditivo que atinge a região externa do ouvido.
Neurossensorial: ocorre na parte interna do ouvido, quando há dano às células sensoriais do ouvido interno, ou seja, o som chega, mas não é reconhecido.
Mista: é uma combinação dos dois tipos mencionados acima, ou seja, acontece quando não há condução e reconhecimento do som.
Neural ou retrococlear: ocorre quando há algum problema na região mais interna do ouvido, envolvendo o nervo auditivo. Nesse tipo de perda auditiva, há uma disfunção na comunicação entre o ouvido e o cérebro.
Ela pode ser causada por otites frequentes, traumas no ouvido, doenças infecciosas (como meningite e sarampo), ruídos no ambiente de trabalho, entre outros.
Os tratamentos são os mais diversos e variam de acordo com o tipo, podendo ser com o uso de medicamentos, aparelhos auditivos, implantes ou, em casos mais graves, com a cirurgia.
Busque ajuda do otorrino!
Fonte: Medical Site
28 de Abril de 2022